Buscar

O whatsapp da sua empresa no piloto automático


E cá estamos nós, quase dois anos do grande movimento de fechamento das cidades devido à ameaça do Corona-vírus. Este vírus que além de levar muitas pessoas também se encarregou de “levar” muitas empresas e consequentemente suas histórias e conquistas. Pois bem, às que sobreviveram precisaram se adaptar de forma brusca, criando mecanismos de atendimento ao público através dos meios digitais, umas criando e outras aprimorando suas lojas virtuais, outras tentando se virar por telefone e todas partindo para as vendas por meio de aplicativo de mensagem instantânea, o mais usado é o WhatsApp. Todo mundo em casa, com um pouco mais de tempo para responder, pôde dar a sensação de respiro para estas empresas. Mas a demanda tem voltado para alguns setores (graças a Deus) e para outros, o rebote foi bem forte, ou seja, aumentou o volume de demanda e atender todo este fluxo com a mesma qualidade no que diz respeito a tempo de resposta e padronização das informações se torna humanamente impossível. No Brasil até julho de 2018 o número oficial de pessoas que utilizam este aplicativo era de 120 milhões, e não é difícil imaginar que este número aumentou não é mesmo?

Então a AC, por entender que hoje brigar por preço pode não ser importante para os negócios locais, pois com o aumento das lojas online, o produto está na sua casa em 3 dias, então a agilidade é palavra chave para que esses negócios ganhem a preferência do cliente.

Veja pelo menos 5 benefícios da automatização como forma de atendimento:

1. Atendimento frequentes sem interação humana – a importância de valorizar a hora de trabalho da sua equipe é o principal motivo para que uma empresa decida automatizar os pedidos comuns de clientes como: segunda via de boleto, status de andamento de processos, perguntas e dúvidas frequentes entre outras interações.

2. A métrica de atendimento é de 1 pra N – nem o mais poderoso dos computadores é capaz de processar mais de uma informação ao mesmo tempo, seria muita prepotência nossa achar que nós poderíamos não é mesmo!? Muitas vezes falamos “eu faço 3 coisas ao mesmo tempo...”, isso é apenas força de expressão, pois o que acontece é uma rápida alternância de atividades, e isso um computador faz com maestria, mas nós não. Então a automação do atendimento permite que essa alternância de forma rápida e efetiva seja feita no menor tempo possível.

3. Automatização como forma de entrega – Muitas das vezes o atendimento é totalmente automático, é assim que dizemos quando o cliente se resolve sozinho dentro do atendimento, isso é muito comum, pois muitas vezes são apenas pequenas dúvidas, porém a automatização também é um ponto de grande valia para seu cliente, é ali que ele te entrega previamente informações que ajudarão seu time no retorno assertivo, e simultaneamente, para uma grande quantidade de clientes.

4. “Um momento que vou transferir sua ligação. ” – O transbordo feito pelo BOT é claro, rápido e transparente, a sensação de “ batata quente” que o cliente tem nesse empurra-empurra vai acabar, pois ele será direcionamento instantaneamente (sem perceber) até que ele finalize sua necessidade ou seja abordado por um atendente humano.

5. Seu atendimento Assíncrono – Quando seu time solicita uma informação para o cliente e ele não a tem mãos na hora, ele precisará entrar com contato com sua empresa novamente, isso gera retrabalho. A automatização elimina este problema de vez, pois o cliente tem o tempo que precisar para levantar a informação necessária e simplesmente retomar o atendimento de forma a não onerar sua equipe.

A tecnologia é hoje um importante aliado na sua empresa e precisa estar no seu processo de venda e relacionamento, e isso é trabalhar com a inteligência. E ser inteligente não está apenas em nosso nome, está em nossa razão social.

Por.: Daniel Costa (@danielcosta_consultor)

9 visualizações0 comentário
whatsapp.png